Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ọlọrun

Todo o povo Yorùbá acredita num criador supremo, chamado Olodumare que possui diversos nomes, como lrun, Ẹlẹda, Alààyè, lmìí, e muitos e muitos orukó.

lrun que além de criar o Òrún e o Àiyé com todos os seus habitantes, criou também as divindades (Òrìà ou iml) e os espíritos (ébóra).

Esses seres são de naturezas diversas.

Alguns estão com o Criador desde o princípio, antes da criação do àiyé, e são chamados de divindades primordiais.

Outros são figuras históricas de reis (Ọbá) , heróis, guerreiros, etc., que se transformaram em Òrìàs por seus feitos.

Outros representam elementos da natureza: árvores, rios, lagos, ar, fogo e terra.

Todos os Yorùbá acreditam na existência de um Ser Supremo.

É muito raro encontrar uma pessoa de origem Yorùbá que seja atéia.

Todos professam uma religião, não importa qual.

Os yorùbá que seguem a religião dos Àwón Òrìà respeitam o criador de uma tal forma, que nem pronunciam seu nome.

Às vezes referem-se a Ele como Bàbá (pai), ou como Olojo-oni-o (o dono do dia de hoje).

Nunca culpam o criador de nada, o respeito é muito grande, segue esta hierarquia respeitosa há séculos o nome de Deus jamais deve ser pronunciado em vão!


A tradição Yorùbá também tem os seguintes conceitos:

A estrutura universal é regida por uma Divindade Suprema, como foi sitado a cima que é, Olodumare / Ọlrun, origem única e princípio de todos os mundos , que comanda e zela pela sua evolução e etc...

Este Ser permeia todos os reinos da manifestação cósmica, desde as maiores galáxias até os ínfimos espaços inter-atômicos. Descrito como aterekaye (aquele que cobre o mundo, fazendo todos sentirem a Sua presença) é o detentor do Poder Absoluto e Onipotente.
Este conceito de supremacia absoluta e pràticamente inconcebível de Ọlrun já invalida a classificação de politeísta. Aliás, a reverência a Olodumare é tão absoluta que, a Êle não se erguem templos, não se idealiza a imagem e tampouco se realizam, rotineiramente, sacrifícios ritualísticos, ao contrario da maioria das Divindades.

Contudo, cada um é livre para dirigir as suas orações e louvores ao Senhor Supremo do Universo. Segundo a concepção yorubá , todo o processo de existência se desenvolve nos planos físico – o Àiyé – e sobrenatural – o Òrún. Tudo o que se manifesta no Àiyé tem a sua pré-existencia no Òrún. Tudo o que existe no plano material possui o seu doble no Òrún. E mesmo assim é um grande e profundo mistério o conhecimento total entre estes dois mundos.

Sem comentários:

Enviar um comentário